16 novembro 2005

Filhos

_
Ao fim de 2 anos e meio de casamento, ouvimos muitas vezes a frase: “Então e filhos? Já vai sendo tempo…”
É verdade que quase todas as pessoas que conhecemos que casaram no mesmo ano que nós, alguns mais velhos outros da mesma idade, já são ou estão a caminho de serem pais.
E nós?
A verdade é que não tenho pressa (e agora passo a falar no singular porque estou a dar a minha opinião, apesar de achar que a cara metade concorda inteiramente). O facto de ainda não ter filhos nem os planear para os próximos anos nada tem a ver com questões económico/financeiras nem profissionais, apesar de achar que poderiam ser melhores (podem sempre, não é?).
A questão de ainda não querer ter filhos está muito para além disso. A minha visão das coisas é que temos dois grandes papéis na vida: sermos Filhos e sermos Pais.

Durante metade da nossa vida (mais coisa menos coisa) temos quem trate de nós, quem se preocupes connosco muito antes de se preocupar com ele próprio, quem sofra por nós, enfim…. quem nos coloque acima de tudo.
Quando temos Filhos, passamos a estar do outro lado. Ou seja, passamos à condição de Pais.
Pois eu, neste momento da minha vida, sinto-me na condição de Filha. E gosto. Muito.
Podem achar que se trata de egoísmo. Se calhar…. Mas a verdade é que esta condição de Filha, também me ensina muito sobre a condição de Mãe.
Ser Mãe é criar os filhos, vê-los crescer, e quando são grandes… é sair do emprego, ir a casa deles fazer o jantar, arrumar-lhes a casa e ficar feliz por isso.
Talvez goste tanto da minha condição de Filha, por ter a Mãe que tenho…
Quando quererei ter Filhos? Ainda não sei… Só sei que quando os tiver quero ser uma Mãe como aquela que tenho a felicidade de ter.

5 comentários:

Ana B disse...

Uiiiiiiiiii...
A mãe desta futura mãe deve estar, e com todo o direito, babadíssima!
Já agora obrigada mãe da Carla pelas castanhas, pelas alheiras, pelo rosbife ... e pela filha ;-)

CD disse...

E gostamos, não é´?
E aqueles que nos criticam... têm é dor de cotovelo!

Anónimo disse...

Vivam as mães de Portugal! Vivam as filhas das mães também!!!

E por falar em alheiras, rosbife e castanhas, para quando umas ameijôas?!!?!?!?!?!

Não tens filhas/os para mimar, mas tens amigas para te melgar!

CD disse...

Oh SP e quem te disse que eu as convido? Elas fazem-se convidadas, aparecem lá em casa e obrigam-me a levar comida já pronta para casa dos outros.
O que tens que fazer é ter tanta lata como elas :D

Mamã disse...

Oi!
Desculpa discordar contigo. Como sabes, fui mamã há 15 dias, facto que me torno ainda mais "filha" do que era antes. Tenho todo o carinho, ajuda e presença dos meus papás. Aliás nunca estiveram tão presentes na minha vida como agora. É tão bom!!
Tenho a certeza que quando tiveres um filho pensarás de forma diferente. Filhos somos para sempre.

Bjs