04 dezembro 2006

Incursão ao SNS

_
Domingo, 8h da manhã dou entrada no HPH com dificuldades respiratórias, tosse e outros sintomas indicativos de constipação. Mas a minha principal preocupação, era mesmo a dificuldade em respirar que me obrigou a dormir (se é que lhe posso chamar isso) sentada.
1 min à espera, sou chamada pela triagem, medem-me os níveis de saturação de oxigénio e atribuem-me pulseira amarela: 60 min.
No entanto, ao fim de 20 min o médico está a chamar por mim (muito bem, penso eu).
Entro no consultório começo a explicar a dificuldade em respirar e refiro o episódio de Pneumonia que tive no Verão. Aqui a coisa começou logo a ficar complicada porque o médico pediu-me para falar em uma coisa de cada vez senão era muita confusão.
Posto isto, pede desculpa e vai lá fora. Regressa e diz: "Peço desculpa mas hoje é o meu primeiro dia neste hospital" (pelo que percebi devia ser o primeiro dia dele e ponto final).
Lá vem outro médico, explica-lhe como se trabalha com o software, mostra-lhe onde estão os papéis e ele encaminha-me para o raio-x.
O médico foi sempre muito atencioso e simpático, sobre isso nada a dizer.
Espera no raio-x: 5min. Óptimo.
A partir daqui começaram os meus tormentos. 1h, 2h, 2h30 e nada. Pergunto a um enfermeiro se os RX costumam demorar tanto tempo ao que ele responde que costumam ficar disponíveis imediatamente no sistema.
Vou ter com o médico, explico-lhe isso e ele continua a insistir que no sistema não aparece nada. Felizmente, nessa altura passa uma auxiliar, a quem o médico pede ajuda e que lhe explica que ele tem que carregar no actualizar para a informação ser descarregada. Dahhh!
Mas o melhor foi depois.... Conversa do médico: "Não tens pneumonia. Agora, queres fazer nebulização?". Respondo: "O médico é o Sr. Dr., eu não sei." Ele continua:"Olha, estas tubagens dos hospitais só servem para apanhar doenças, vai para casa, agasalha-te, o teu marido que te dê umas pancadas nas costas para soltar a expectoração e vai com Deus que vais melhorar"...
Concluindo: Vim e fui à farmácia comprar um xarope para a tosse e à noite estava no privado da Boavista, a levar uma injecção nas veias de hidrocortisona, a oxigénio e a fazer nebulizações.

P.S. - Além de tudo o resto, o médico era surdo e tinha dificuldades na fala. No resto da equipa: nenhum português. É este o sistema de saúde que temos.

Sem comentários: