21 julho 2008

Aos 8 meses e 3 dias

Precisava de um blog inteiro e não apenas um post para traduzir em palavras todas as evoluções que tiveste este mês. Foram tantas que apenas vou registar as mais importantes.
Começaste a fazer gracinhas como bater palminhas e dizer adeus; já vais repetindo muitas das palavrinhas que te dizem. Hoje repetiste claramente um: "André" seguido de um "anda cá".
Sei que muitas pessoas ao ler isto ou ao ouvir-me falar das tuas mais recentes conquista duvidarão da sua veracidade. Sei que vão achar que isto é baba de mãe. Mas eu estou aqui contigo todos os dias e sei aquilo que ouço e vejo e honestamente pouco me interessa aquilo que os outros pensam.
Estás intíma do potinho. Desde Sábado que todos os cócós são feitos no potinho (à excepção de um em que íamos no carro) e nós, os teus Papás, estamos cheios de orgulho.
Continuas grande e pesada (não gorda). Estás no percentil 75 o que é muito tranquilizante para nós porque não és propriamente uma miúda muito certa com as refeições. Assim, podemos relaxar quando não comes a sopa toda ou não te apetece o biberon inteiro de leite. Se estivesses abaixo da média teríamos, com certeza, que ser mais stressadinhos.
Desde que começaram os dias mais quentes que tens choramingado durante a noite. O Papá descobriu que era sede e desde então tens bebido imensa água durante a noite (sais mesmo ao Pai). Ah! E o teu Papá tem sido excepcional. Nos últimos 15 dias tem sido sempre ele a levantar-se durante a noite pois a Mamã anda a sentir-se mais cansadita.
A hora do banho é agora mais tranquila. Devido à forma efusiva como te relacionavas com a água, decidimos passar a dar banho no WC em vez do teu quarto. E claro, que tu sendo do contra, começaste a não chapinar.
Tens muita genica. Nâo paras quieta um segundo. A cada dia, fazes uma nova descoberta. E se há uma semana tinhas medo de te aventurar a ir buscar um brinquedo que estava mais longe, hoje atiraste-te de cabeça para ires buscar uma argola.
Não me parece que vás ser muito fã de gatinhar porque não gostas muito de estar de barriga para baixo. Mas nos últimos dias também isto tem mudado, por isso prognósticos só no fim.
Continuas a ser muito sociável. Vamos à confeitaria e sorris para toda a gente; vamos ao shopping e és toda simpatia; vamos ao café e até dizes "Olá" à empregada. Mas a tua simpatia já te saiu cara: um dia destes, um menino que encontrámos com cerca de 2 ou 3 anos veio meter-se contigo e tu toda sorrisos e festinhas na cara do menino. Ele correspondeu até à hora em que a mãe lhe disse que íam embora. Aí, ele chegou ao pé de ti e pregou-te uma chapada. Olhaste para mim com aquele ar: "mas o que é que eu fiz... O melhor é ires-te habituando porque quando fores para o infantário vais apanhar muitas como esta, com certeza.
Quando choras porque te magoaste dizes frequentemente: "Mamã, Mamã!" e eu fico toda derretida. A nossa relação é muito cúmplice. Lês meus olhos e eu leio os teus. Mas a tua relação com o Papá não é menos cumplice, pelo contrário. O sorriso que fazes quando ele chega, as palminhas que bates quando o vês entrar em casa, são o que de melhor existe no mundo.
É certo que nós somos Pais e, por isso mesmo, babados mas é um facto que tu ajudas e muito. No meu lado da família já se diz que nunca houve um bébé tão simpático e a forma como isso enche o coração só eu sei...

Ass: Uma mãe mais do que babada!


E agora digam lá se não há motivos para tanta baba:




13 julho 2008

A consulta dos (quase) 8 meses!

Correu muito bem. A Mafalda pesa 8,840kg e mede 70cm de comprimento. O perímetro cefálico é de 45cm. Está no percentil 75, o que significa que é grande para a idade.
A pediatra achou-a excelente: já rebola, já se põe de pé, é muito atenta a tudo o que a rodeira, e, principalmente, é extremamente sociável.
Mas o melhor de tudo, aconteceu no fim da consulta. A pediatra recomendou os estímulos do costume e disse que podiamos também comprar brinquedos da chicco próprios para o desenvolvimento pois eram muito bons. E eu comecei a contar que ela tinha um cubo muito engraçado que falava e dizia olá quando se ligava. Nisto, ao ouvir-nos falar a Mafalda comçea: "Olá! Olá! A pediatra entrou em extâse e só dizia: "Ela já fala! Ela já fala!".
De facto, desde há 3 semanas que a Mafalda vai dizendo (quando lhe apetece): Papá, Mamã, Olá e Dá. Contudo, eu achava que era ouvido de mãe babada. Mas afinal é oficial e reconhecido medicamente, a Mafalda já diz as 4 primeiras palavrinhas!!!
Oceanos de baba transbordam desta casa!


Mafalda 1 - Potinho 3

Pois é, a primeira vez o potinho não tocou mas logo no dia seguinte a Mafalda pode ouvir uma das 4 músicas ao fazer o seu primeiro xixi no pote.
Depois, na 6a feira voltou a fazer com a avó e ontem presenteou o Papá e a Mamã com um cócó!
De facto, a maternidade/paternidade muda tudo: um xixi e um cócó podem ser motivo de grande entusiasmo!!!

09 julho 2008

Mafalda 1 - Pais 0

Primeira experiência com o potinho: Ao fim de 30min, o potinho continuava em silêncio (sim, o potinho toca música quando a bébé faz as suas necessidades).